Palestras

Palestra  -  Prof. Dr. Mateus Alegri (UFS)  - Sobre Ramanujam, partições de inteiros e mais

Resumo -  Um de nossos objetivos é falar um pouco da vida e obra do matemático indiano S. Ramanujan. Para melhor compreensão, definimos conceitos utilizados por ele como partições de inteiros e q-séries hipergeométricas. Ao final, mostramos como lidar com q-produtórios a fim de se obter identidades envolvendo o número de partições de um inteiro n, composição de inteiros e soma de divisores.

 

Palestra - Profa. Dra. Maria Elisa Esteves Lopes Galvão(USP)  - A geometria e a história das técnicas para a representação em perspectiva.

Resumo - A representação plana de figuras espaciais evoluiu historicamente e, ao final do século XV, foram formuladas as primeiras regras para a representação em perspectiva. Essa história pode ser recuperada a partir de obras de arte e as regras de representação compreendidas por meio dos resultados elementares da chamada geometria de posição. Teremos por objetivo apresentar esse percurso histórico e reconstruir a relação da representação em perspectiva com a geometria espacial por meio do Geogebra 3D

 

Palestra - Profa. Dra.  Erica Santana Silveira Nery (UFS)  - Matemática e diversidade: reflexões sobre o respeito aos diferentes olhares matemáticos 

Resumo - Esta palestra tem por objetivo refletir sobre o ensino de Matemática e a diversidade enquanto pressupostos para a efetivação de uma educação para todos, à luz de documentos oficiais que regem e orientam a educação, como, por exemplo, a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 que apresenta em seu artigo 205, a educação como um direito de todos e um dever do estado e da família (BRASIL, 1988), com isto, as instituições de ensino devem superar as relações de saber-poder e o fato de se constituírem, por muito tempo, enquanto espaços de disciplinamento social, que seleciona e capacita os mais aptos a uma boa conduta social (PAULON; FREITAS; PINHO, 2005). Assim, espera-se no âmbito desta palestra, propiciar reflexões junto aos futuros professores de Matemática sobre o fato de que os conhecimentos desta área devem estar à disposição de todos e todas, sem distinção de gênero, raça, etnia ou de qualquer Necessidade Específica que os estudantes possam vir a ter, tendo em vista que os conhecimentos matemáticos podem contribuir para a emancipação humana dos estudantes, o reconhecimento da diversidade sociocultural, além da construção de agentes sociais de transformação, responsáveis e livres, capazes de refletir, questionar e apresentar soluções para problemas sociais contemporâneos e, por conseguinte, para a superação de desigualdades e injustiças sociais.

 

Palestra - Prof. Dr.  Valter Victor Cerqueira Moitinho (UFAL) Problemas e avanços em Equações Diferenciais Parciais Evolutivas

Resumo - O estudo de Equações Diferenciais Parciais inicia com os avanços do Cálculo Diferencial e Integral, ao procurar modelos matemáticos para descrever e representar problemas físicos. Nesta palestra, vamos apresentar algumas subáreas e seus tópicos de interesse, bem como a sua relação com o desenvolvimento da Matemática.

 

Palestra - Prof. Dr. Rodrigo Gondim (UFRPE) - O princípio Aditivo

Resumo - Vamos mostrar como o mais simples dos princípios de contagem está intimamente ligado a vários aspectos da matemática básica e ainda utilizá-lo para resolver problemas intrigantes e desafiadores.

 

Palestra - Profa. Dra. Angélica da Fontoura Garcia Silva (Grupo FORCHILD) 

Resumo -  Conhecimentos de professores para o ensino de noções relativas à Estatística: projetos de formação e pesquisa que aproximaram a universidade e a escola 
Resumo: Esta apresentação tem o propósito de compartilhar os projetos que investigaram conhecimentos de professores de Matemática para ensinar conceitos concernentes à Estatística na Educação Básica.  A análise do desenvolvimento desses projetos mostra a importância da aproximação entre a universidade e a escola e suas implicações para a formação profissional dos participantes. Nesta discussão é dada especial atenção aos resultados que fundamentaram a elaboração e desenvolvimento do projeto interinstitucional da Universidade Federal de Sergipe financiado Fapitec/SE em parceria com CNPq.