Palestra - Prof. Dr. Lucas C. F. Ferreira (UNICAMP) - A localization approach for a class of singular elliptic BVPs via FB-spaces
Abstract - We consider a class of nonhomogeneous elliptic equations in the half-space with critical singular boundary potentials and nonlinear fractional derivative terms. The forcing terms are considered on the boundary and can be taken as singular measure. Employing functional setting (FB-spaces) and approach both based on localization in frequency and Littlewood-Paley decomposition, we obtain results on solvability, regularity and symmetry of solutions.
Palestra - Profa. Dra. Juliana Theodoro de Lima (UFAL) - Mulheres na STEM( (Science, Technology, Engeneering and Mathematics) , seus recortes de gênero e ações de emopoderamento
Resumo: nessa palestra, traremos dados sobre a discrepância de gênero nas áreas de STEM (Science, Technology, Engeneering and Mathematics) e apresentaremos ações dentro do estado de Alagoas para o combate dessa desigualdade. A educação de igualdade e equidade de gênero é um pilar fundamental que consta como ODS 5 da ONU.
O Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 5 é "alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas".
Os objetivos específicos do ODS 5 são:
- Acabar com a discriminação contra mulheres e meninas
- Eliminar a violência contra mulheres e meninas
- Eliminar casamentos prematuros, forçados e de crianças
- Valorizar o trabalho doméstico não remunerado
- Garantir a participação das mulheres na política, economia e vida pública
- Assegurar o acesso à saúde sexual e reprodutiva
- Garantir o acesso a recursos econômicos, propriedade e serviços financeiros
- Promover o empoderamento das mulheres
- Adotar políticas e legislação para promover a igualdade de gênero
A igualdade de gênero é um direito humano fundamental e a base para um mundo sustentável, pacífico e próspero.
Palestra- Prof. Dr. Gustavo Araújo(UEPB) - A intrigante transição da Análise Matemática da dimensão finita para a dimensão infinita
Resumo: O desenvolvimento da Teoria dos Operadores Absolutamente Somantes tem suas raízes no Problema 122 do Livro Escocês e sua resolução por Dvoretzky e Rogers em 1950. Este problema tem uma ligação com a intrigante transição da Análise Matemática da dimensão finita para a dimensão infinita. Para dar início à nossa palestra, vamos introduzir de maneira simplificada o problema em questão, sua solução e, aproveitando o contexto, faremos uma breve explanação sobre as distinções fundamentais entre a Análise em dimensão finita e a Análise em dimensão infinita.
Palestra- Prof. Dr. Victor Giraldo (UFRJ) - Ensino de Números Racionais e Reais de uma Perspectiva de Matemática Problematizada
Resumo: No Laboratório de Práticas Matemáticas do Ensino – LaPraME, grupo de pesquisa em formação de professores vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática da UFRJ (PEMAT), temos desenvolvido pesquisas referenciadas na perspectiva de matemática problematizada (e.g. Giraldo e Roque, 2021). Segundo essa perspectiva, os constituintes fundamentais do conhecimento matemático são os problemas, e não suas eventuais soluções. Portanto, em ambientes de sala de aula, dúvidas e questionamentos não são considerados como deficiências de saber, e sim como o saber em si, como aberturas de possibilidades para outros conhecimentos. Nesta apresentação, discutiremos alguns aspectos da perspectiva de matemática problematizada, bem como seus desdobramentos para as abordagens de números racionais e de números reais na educação básica. Ilustraremos a discussão explorando possíveis significados de algumas perguntas comuns, tais como: Por que as frações também são números? Como sabemos que \sqrt{2} existe? 0,999... é menor ou igual a 1? Quanto é 2^\pi?.
Palestra- Profa. Dra. Solange Hassan Ahmad Fernandes (IFSP) - Educação equitativa: garantindo oportunidade para todas as pessoas
Resumo: Nesse encontro conversaremos sobre os desafios educacionais associados ao respeito à diversidade - um princípio fundamental para a construção de uma sociedade mais justa, igualitária e inclusiva. A aprendizagem é direito de todos, e para que seja significativa e acessível, é fundamental oferecer estímulos adequados, respeitando as singularidades do desenvolvimento cognitivo de cada indivíduo. Isso exige uma transformação na forma de ensinar, propondo tarefas e metodologias que considerem os cenários educacionais reais, nos quais interagem pessoas com diferentes estilos de aprendizagem, experiências e possíveis desafios decorrentes de questões cognitivas, sensoriais, físicas ou socioemocionais. A inclusão não é apenas um princípio pedagógico, mas uma construção social que exige compromisso coletivo, e a equidade, nesse contexto, deve ser reconhecida como uma condição cultural essencial para garantir oportunidades justas e acessíveis a todos.
Palestra - Profa. Dra. Pammella Queiroz (UFCG) - Do Controle ao Descontrole: Equações Diferenciais e uma Aplicação sem(pre em) uso
Resumo: Após uma breve introdução às Equações Diferenciais, apresentaremos e discutiremos algumas definições relacionadas à Teoria de Controle e suas aplicações em diversas áreas da Ciência e Tecnologia. Em seguida, abordaremos uma aplicação específica que surge na teoria moderna, que é inspirada e influenciada por algumas das ideias e técnicas fundamentais da Teoria de Controle. Finalmente, discutiremos se seu uso tem sido amplamente adotado ou negligenciado.
Palestra - Profa. Dra. Ana Paula Chaves (UFG) - Olympiad Girl's Power
Resumo: A palestra aborda a baixa participação feminina em olimpíadas de Matemática, especialmente em competições internacionais. Entre 2000 e 2021, menos de 10% dos participantes da IMO foram meninas, e a disparidade é ainda maior na conquista de medalhas de ouro. Diante desse cenário, diversas iniciativas foram criadas para incentivar a participação feminina, como a China Girls' Mathematical Olympiad (2002), a European Girls' Mathematical Olympiad (2012) e, mais recentemente, a Panamerican Girls' Mathematical Olympiad (2021). No Brasil, surgiram competições como o Torneio Meninas na Matemática (TM2) e a Olimpíada Feminina de Matemática do Estado da Bahia (OFMEBA), fortalecendo o envolvimento de alunas no cenário olímpico matemático. A apresentação destaca o impacto dessas competições na formação de jovens matemáticas e o crescimento do Brasil nessas iniciativas.