Lista de Minicursos e respectivos horários
Quarta | Quinta | Sexta | |
08:00 -10:00 | Minicursos 5,6,10 | Minicursos 2,3,8 | Minicursos 3,5,6 |
10:00 - 12:00 | Minicursos 1,4,10 | Minicursos 2,7,9 | Minicursos 1,4,9 |
Minicurso 1 - DIREITOS HUMANOS: uma discussão fomentada em questões matemáticas
Resumo: O minicurso tem como objetivo oportunizar uma reflexão sobre a possibilidade da discussão dos Direitos Humanos em aulas de Matemática para estudantes da Educação Básica. A proposta está pautada na vivência de questões de conteúdo matemático que permitem uma discussão de experiências do cotidiano relacionadas aos direitos humanos.
Público-alvo: Estudantes da graduação e Professores que ensinam Matemática na Educação Básica.
Carga horário: 4 horas. Número de vagas: 20 vagas.
Ministrantes:
Maria Cleisiane da Conceição Santos - Discente
Maria Juliana Santos Almeida - Discente
Maria Nayane Mendonça de Jesus - Discente
Maria Núbia dos Santos Tavares - Discente
Mariany Araujo de Souza - Discente
Profª Teresa Cristina Etcheverria - DMAI
- SALA 103, BLOCO C
Minicurso 2 - Transformações no plano: Uma proposta de ensino para o 9° ano do EF.
Resumo: Neste minicurso discutiremos uma proposta de ensino para o conteúdo de transformações no plano para ser desenvolvida no último
ano do ensino fundamental. Esta proposta está baseada na mudança dos registros algébrico, matricial e geométrico.
Público-alvo: Estudantes da graduação e Professores que ensinam Matemática na Educação Básica
Carga horária: 4 horas. Número de vagas: 20
Ministrante: Prof. Ricardo Nicasso Benito - DMAI
Local: LEPEM - BLOCO C
Minicurso 3- O GeoGebra como auxiliar no ensino-aprendizagem de esboço de gráficos
Resumo: Iremos apresentar um modo de iniciar o ensino-aprendizagem de esboço de gráficos utilizando o auxílio do GeoGebra. Supondo conhecido o formato do gráfico de uma função f, identificaremos o gráfico de outras funções que são obtidas a partir de pequenas alterações da função $f$ e analisaremos o efeito de tais transformações sobre o seu gráfico. Aplicaremos essa análise em diversas funções elementares.
Por exemplo, se f for uma função quadrática, destacaremos como usar a técnica de “completar quadrado” para reescrevê-la de modo que o vértice e as raízes, se existirem, sejam facilmente determinados. Se for logarítmica, verificaremos a relação entre o gráfico de e ? O caso trigonométrico, a relação entre e $?
Para finalizar, montaremos uma estratégia para esboçar gráficos à mão, que mesmo não sendo tão precisos quanto aqueles produzidos no GeoGebra, darão informações sobre o comportamento do gráfico e naturalmente destacarão alguns pontos importantes.
Público-alvo: Estudantes da graduação e Professores que ensinam Matemática na Educação Básica
Carga horária: 4 horas. Número de vagas: 20
Ministrantes:
Prof. Wagner Ferreira Santos - DMAI
LOCAL: LIFE, BLOCO A
Minicurso 4 - Construção de recursos didáticos pedagógicos acessíveis na perspectiva da Educação Matemática Inclusiva
Resumo: Este minicurso tem por objetivo construir recursos didáticos pedagógicos acessíveis para a inclusão de estudantes com Necessidades Educacionais Específicas (NEE) voltados ao ensino do conceito de Função e refletir sobre a acessibilidade no ensino da Matemática. Desde a sua gênese, os conceitos referentes à Função foram sendo apresentados como uma tentativa de modelar situações da realidade, para tentar compreender e prever seu comportamento. Entretanto, ressaltamos que desde as primeiras noções de Função até chegarmos à definição que conhecemos hoje, séculos se passaram, além disso, muitos foram os estudiosos que se envolveram em estudos e em definições relacionadas a este assunto. O conceito de Função de acordo com as orientações presentes na Base Nacional Comum Curricular - BNCC está atrelado a unidade temática de Álgebra, cujo estudo inicia-se no nono ano do Ensino Fundamental, sendo que “Funções: representações numérica, algébrica e gráfica” (BRASIL, 2018, p. 315) constituem-se enquanto um dos objetos de conhecimento da área de Matemática. Assim, sugere-se que o conceito de Função seja trabalhado com o intuito de possibilitar que os estudantes a compreendam como relações de dependência entre variáveis e utilizem as suas representações numérica, algébrica e gráfica para analisar situações funcionais (BRASIL, 2018). No entanto, Ribeiro e Cury (2015) evidenciaram que os estudantes, no Ensino Médio, ainda não identificam o comportamento de crescimento e decrescimento tendo o gráfico da Função, ou ainda, detectam o gráfico de uma Função dada sua representação algébrica e vice-versa. Isto reafirma a necessidade do professor apresentar as múltiplas representações de uma Função, isto é, gráfica, tabular, algébrica e em língua materna, alternando-se a maneira como explicita essas representações para os estudantes, valendo-se de distintos recursos didáticos pedagógicos. Neste contexto, é que que propomos, neste minicurso, um processo de construção, vivência, experimentação e reflexão sobre os recursos didáticos pedagógicos destinado ao ensino do conceito de Função, tendo a acessibilidade como aspecto transversal no ensino de Matemática.
Público-alvo: Estudantes da graduação e Professores que ensinam Matemática na Educação Básica
Carga horário: 4 horas.
Número de vagas:20
Ministrantes:
Greyse Kelly Oliveira Menezes - Discente
Bruno da Silva Lima - Discente
Profª Érica Santana Silveira Nery - DMAI
LOCAL: LEPEM - BLOCO C
Minicurso 5 - O jogo físico e digital “Trilha do Resto” e a institucionalização do conceito de múltiplos e divisores de um número natural
Resumo: Este minicurso tem por objetivo refletir sobre o processo de institucionalização do conceito de múltiplos e divisores de um número natural a partir da vivência do jogo Trilha do Resto, nos formatos físico e digital. O estudo dos conceitos de múltiplos e divisores de um número natural, compreendem um dos objetos de conhecimento da unidade temática de Números, disposto tanto no sexto quanto no sétimo ano do Ensino Fundamental (BRASIL, 2018), sendo que às aprendizagens destes conceitos, podem contribuir para que os estudantes, dos anos finais do Ensino Fundamental, possam compreender as relações entre conceitos e procedimentos dos diferentes campos da Matemática, em especial da Aritmética e da Álgebra. Assim, faz-se necessário na formação de professores discutir diferentes estratégias didático-metodológicas que possam propiciar a aprendizagem dos conceitos de múltiplos e divisores de um número. Neste minicurso, utilizaremos os jogos por concordarmos com Muniz (2010) que os jogos matemáticos tem como atividades principais: a resolução de problemas e a construção de uma teoria e com isto, podem fomentar à aprendizagem de noções e conceitos matemáticos nos estudantes de maneira a propiciar a construção ou reelaboração de esquemas mentais. Assim, nossa proposta de minicurso possui um viés pedagógico, ao propiciar que os futuros professores de Matemática possam vivenciar o jogo físico e digital Trilha do Resto e refletir sobre o processo didático-pedagógico da utilização destes recursos, bem como, possui um caráter tecnológico, ao trazer os jogos digitais para o cerne da discussão na formação de professores, tendo em vista que a presença das Tecnologias Digitais de Informação, Comunicação e Expressão (TICE) caracterizam a atual geração como sendo de nativos digitais, aspecto este, que deve ser levado em consideração no contexto do ensino da Matemática.
Público-alvo: Estudantes da graduação e Professores que ensinam Matemática na Educação Básica
Carga horário: 4 horas.
Número de vagas:20
Ministrantes:
Dênisson Bispo dos Santos - Discente
Maria Nayane Mendonça de Jesus - Discente
Maria Nubia dos Santos Tavares - Discente
Suelaine dos Santos Montalvão - Discente
Profª Drª Érica Santana Silveira Nery - DMAI
LOCAL: QUARTA: LABORATÓRIO DE CONTÁBEIS, SEXTA - LEPEM
Minicurso 6 - O desenvolvimento do pensamento estatístico na Educação Básica
Resumo: Neste minicurso pretendemos discutir sobre propostas que podem favorecer o desenvolvimento do pensamento estatístico de estudantes da Educação Básica. Para tanto, iremos desenvolver, colaborativamente, propostas de atividades envolvendo leitura, interpretação e construção de gráficos, fases de uma coleta de dados, além da análise destes dados associados ao contexto. Como referência para embasar a compreensão de Pensamento Estatístico utilizaremos Wild e Pfannkuch (1999).
Público-alvo: Estudantes da graduação e Professores que ensinam Matemática na Educação Básica
Carga horário: 4 horas.
Número de vagas:20
Ministrantes:
Jaíne Fernandes da Cruz Santos - Discente
Jussara Santos Rosa - Doutoranda/Renoem
Lana Thaís Santos Silva - mestranda/PPGCIMA
Profª Marta Élid Amorim Mateus - DMAI
Profª Silvânia da Silva Costa - CODAP
LOCAL: SALA 108, BLOCO C
Minicurso 7 - Mágicas matemáticas e suas explicações
Resumo: Dentre as discussões realizadas para a promoção de atividades no Laboratório de Ensino e Pesquisa em Educação Matemática (LEPEM) a questão da ludicidade para o ensino da Matemática tem tido espaço privilegiado. Diante disso, foi pensada uma oficina que alia o rigor da matemática ao interesse que as mágicas podem promover. Nessa oficina iremos expor quatro mágicas envolvendo propriedades das operações com números naturais, resultados de teoria dos números e abordar alguns desafios nos quais será necessário utilizar o raciocínio lógico para resolvê-los.
Público-alvo: Estudantes da graduação e Professores que ensinam Matemática na Educação Básica
Carga horário: 2 horas.
Número de vagas:20
Ministrantes:
Beatriz Oliveira Santos - Discente
David Feitosa Santos - Discente
Dênisson Bispo dos Santos - Discente
Milena Santos Souza - Discente
Maria Nubia dos Santos Tavares- Discente
Suelaine dos Santos Montalvão - Discente
LOCAL: SALA 102, BLOCO C
Minicurso 8 - Na crista da onda
Resumo: O estudo de soluções de equações diferenciais frequentemente se vale da busca por soluções especiais. Nesse minicurso, introduziremos os conceitos de {\it ondas planas, ondas viajantes e solitons} para encontrar soluções de equações diferenciais parciais reconhecidamente importantes na matemática aplicada: equação do calor, equação da onda, equação de Schrödinger e equação de Korteweg-de Vries (KdV) e equação de Fisher-KKP.
Público-alvo: Estudantes de graduação que tenham cursado ou estejam cursando Cálculo I (ou Cálculo Diferencial). Tentaremos manter a linguagem simples e utilizaremos o GeoGeobra como ferramenta gráfica para auxiliar na compreensão do conteúdo.
Carga horário: 2 horas.
Número de vagas: 20
Ministrantes: Prof. Arlucio da Cruz Viana - DMA
LOCAL: SALA 103, BLOCO C
Minicurso 9 - Matemática e Música: O encontro de duas rainhas
Resumo: Nesse minicurso mostraremos algumas das relações existentes entre àquela que muitos consideram a rainha das artes (a música), com a rainha das ciências (a matemática). Veremos que, seja na formação de uma simples partitura ou até mesmo na afinação de um instrumento, a matemática está presente e é imprescindível para estes processos. Além disso, falaremos sobre algumas atividades musicais que podem ser usadas como recursos em uma aula de matemática.
Público-alvo: Alunos de graduação
Carga horário: 4 horas.
Número de vagas: 20
Ministrantes: Prof. Samuel Brito - DMAI
LOCAL; SALA 105, BLOCO C
Minicurso 10 - Resoluções não-numéricas de Equações Algébricas
Resumo: Revisão de equações lineares e quadráticas, Algoritmos da Divisão e de Briot-Ruffini e Teorema das raízes racionais. Limitantes para raízes reais, Equações recíprocas, Equações cúbicas e Equações quárticas. Desenvolveremos o minicurso com aulas expositivas, justificando a teoria, priorizando a exemplificação da mesma e evidenciando o contexto histórico.
Público-alvo: Alunos que possuam noções básicas de polinômios, números complexos e Cálculo I.
Carga horário: 4 horas.
Número de vagas: 20
Ministrante - Junio Teles dos Santos
LOCAL; SALA 105 BLOCO C